Alexandre Zuvela assume estrutura de Serviços Financeiros da EXEC
Após quatro anos de retorno a EXEC, executivo se junta a Cadu Altona, Rodrigo Forte e André Freire, como sócio-diretor Expandir estrategicamente a atuação no mercado brasileiro de recrutamento de executivos e lideranças tem sido um dos principais focos da EXEC, consultoria especializada na seleção e desenvolvimento de altos executivos e conselheiros.
Após quatro anos de retorno a EXEC, executivo se junta a Cadu Altona, Rodrigo Forte e André Freire, como sócio-diretor
Expandir estrategicamente a atuação no mercado brasileiro de recrutamento de executivos e lideranças tem sido um dos principais focos da EXEC, consultoria especializada na seleção e desenvolvimento de altos executivos e conselheiros. Nos últimos anos, a empresa consolidou a presença em diferentes segmentos, tornando-se referência em diversos deles. Paralelamente ao avanço comercial, a EXEC tem dedicado atenção especial ao fortalecimento da própria estrutura de liderança, evidenciado pela recente promoção do sócio Alexandre Zuvela à posição de sócio-diretor.
Zuvela passa agora a integrar o time de liderança executiva da consultoria, ao lado dos sócios Cadu Altona, Rodrigo Forte e André Freire. Para Rodrigo Forte, sócio-fundador da EXEC, a promoção reflete o reconhecimento ao trabalho consistente e impactante desempenhado por Alexandre ao longo dos últimos quatro anos. “Temos muito orgulho em anunciar Alexandre Zuvela como novo sócio-diretor da EXEC. Com o crescimento contínuo da empresa, reforçar nossa alta liderança tornou-se essencial — e a chegada de um quarto sócio-diretor marca esse novo momento”, afirma.
Rodrigo Forte destaca ainda que a trajetória de Zuvela representa os valores do modelo de parceria da consultoria. “Alexandre tem se destacado em diversas frentes — especialmente pela liderança inspiradora, capacidade de mobilização e contribuição decisiva para o fortalecimento da nossa sociedade. A EXEC acredita que aqueles que mais entregam valor têm espaço para crescer e assumir posições de maior protagonismo. A promoção dele é um reflexo direto dessa convicção”, conclui.
Para Alexandre Zuvela, a promoção a sócio-diretor representa o reconhecimento por uma trajetória marcada pela entrega de resultados consistentes e pela construção de credibilidade no segmento de recrutamento executivo. Desde o retorno à EXEC em 2021, ele teve o desafio de liderar a expansão da atuação no mercado financeiro — até então pouco explorado pela consultoria — e Zuvela foi responsável por posicionar a empresa como referência em setores como seguradoras, bancos e demais instituições financeiras. “Essa nova fase representa a materialização de uma jornada construída com consistência e propósito. Estou feliz em assumir esse novo papel e continuar contribuindo para o crescimento da companhia”, destaca.
Virada de chave
Aos 48 anos, Zuvela nem sempre atuou na área de recrutamento e seleção. O profissional traz uma trajetória marcada por transformações significativas. Atuário de formação, antes de ingressar no universo do recrutamento executivo construiu uma sólida carreira em consultorias globais de remuneração e benefícios, permanecendo por quinze anos em um setor diferente e muito técnico. “Minha rotina era totalmente voltada ao cálculo de Riscos, avaliações de probabilidades e projeções futuras. Era um mundo bastante técnico”, relembra.
A grande virada veio aos 35 anos, quando aceitou um convite para migrar para o setor de recrutamento executivo, impulsionado pelo desejo de trabalhar mais diretamente com pessoas. A transição exigiu não apenas novos conhecimentos, mas também o desenvolvimento de competências interpessoais. “Sempre tive facilidade tanto com números quanto com relacionamentos. Mas para entrar nesse novo universo precisei aprender a vender e me posicionar de forma mais relacional”, afirma.
Refletindo sobre a trajetória, Zuvela destaca como principal aprendizado a capacidade de reinvenção ao longo da vida profissional. Segundo ele, mais do que uma escolha individual, essa é uma competência essencial em um mercado cada vez mais dinâmico e exigente. “A capacidade de se adaptar, aprender continuamente e transitar entre diferentes contextos profissionais é o que diferencia os profissionais preparados para os desafios do presente e do futuro. Reinventar-se deixou de ser exceção e passou a ser parte fundamental do desenvolvimento de qualquer carreira sólida e relevante”, conclui.









